Protocolos tipo All on Four permite substituir prótese móvel por fixa

Protocolos tipo All on Four permite substituir prótese móvel por fixa

All on Four: O que é?

O Protocolo All on Four, ou All-on-4, é um procedimento minimamente invasivo e rápido quando comparado a outros processos cirúrgicos, que traz excelentes resultados em um curto prazo.

Através desta técnica, é possível substituir uma prótese removível por uma fixa com apenas quatro implantes – daí o nome All on Four. Isso possibilita que pacientes com pouca estrutura óssea possam fazer um implante sem a necessidade de enxerto ósseo.

Sabemos que a dentição, além de seu caráter funcional na hora de mastigar e deglutir os alimentos, também tem impacto direto sobre a autoestima do indivíduo.

Um sorriso bonito é um ótimo cartão de visitas, isso é inegável. Por isso, siga na leitura e veja agora o que é possível fazer pela sua saúde bucal!

All on Four: quando é indicado?

All on Four é indicado para pessoas que perderam ou estão para perder todos os dentes ou grande parte deles, especialmente nos casos em que o paciente já possui certo déficit ósseo, sendo um processo rápido e minimamente invasivo, sem maiores traumas ao paciente.

A prótese fixa fica “presa” por apenas quatro implantes e o resultado são dentes praticamente idênticos à dentição natural. Além disso, esse protocolo permite tratar pacientes com diabetes ou osteoporose – condições de saúde na qual não poderia se submeter a um enxerto ósseo.

O procedimento cirúrgico, uma vez planejado, costuma ser rápido e o processo de recuperação é bem mais rápido e indolor, uma vez que elimina a necessidade de enxertos ósseos – que, além de invasivo e doloroso, leva tempo para ser concluído.

Com o conceito All on Four é possível garantir resultado quase que imediato, com uma recuperação em 48 horas – prazo que inclui o retorno ao especialista para a “alta” odontológica. 

A técnica All on Four representa um grande avanço por permitir que um paciente reconstrua toda sua arcada, com dentes fixos e completos, usando apenas 4 implantes de titânio em pontos estratégicos.

Como funciona o protocolo All on Four?

O protocolo All on Four começa com fotografias, filmagens e tomografias com simulações em 3D, quando é feito o escaneamento de toda a área da maxila e mandíbula do paciente e definir, previamente, onde serão posicionados os implantes.

Ao fazer uso de tomografias computadorizadas, o processo se torna menos invasivo e muito mais rápido. As imagens bem definidas permitem planejar o local da intervenção, bem como o tamanho e a inclinação ideal dos implantes. Assim, o tratamento é executado em um menor prazo de tempo e com previsibilidade, facilitando todo o processo pós-operatório e, por consequência, a recuperação do paciente.

Além da estética, o procedimento All on Four traz resultados altamente satisfatórios em termos de mastigação e fonética, com taxa de sobrevivência de 99,8% após 10 anos, oferecendo uma relação custo-benefício altamente positiva – ele é menos dispendioso, menos invasivo e muito eficaz!

Como vimos, o protocolo All on Four oferece excelentes resultados tanto de qualidade e durabilidade (longevidade). Mas para atingir esses resultados a execução dessa técnica precisa ser realizada por profissionais especializados e experientes.

Na hora de realizar implantes dentários e cuidar da saúde dos dentes e da sua autoestima, certifique-se que contará com o melhor suporte em termos de estrutura e corpo clínico disponível. 

Se você deseja saber mais sobre essa técnica de implantes e da sua saúde bucal, entre em contato com nossa equipe. Ela vai te ajudar a entender qual o tratamento ideal para seu caso.