Quem disse que pessoas que sofrem com perda óssea, principalmente na região da maxila (superior), não podem ter um sorriso e uma mastigação satisfatóriosÉ fato que pessoas que usam dentadura por muito tempo acabam, com o passar dos anos, sofrendo uma espécie de atrofia óssea, em razão do enfraquecimento ósseo da maxila e da perda de força muscular.
A dentadura não estabiliza mais na boca, o produto utilizado para manter a prótese removível (dentadura) estável já não resolve totalmente essa necessidade de fixação e as dificuldades para deglutir e se comunicar são imensas. Contra tudo isso, o implante zigomático coloca-se como uma solução altamente eficaz, segura e definitiva.
O implante zigomático é uma técnica que permite a reabilitação com carga imediata (ou seja, a prótese fixa é colocada em uma única sequencia do tratamento), sem necessidade de enxerto ósseo.
Feitos de titânio, os implantes são longos – costumam medir entre 3 a 5 centímetros – e fixados de forma transversal na maçã do rosto.
São muitos os benefícios proporcionados pelo implante zigomático. Confira os principais no próximo tópico.
Entenda os benefícios do implante zigomático:
Proposta pelo médico e professor sueco, Per-Ingvar Brånemark, no ano de 1998, a técnica que utiliza implantes zigomáticos é uma solução extremamente eficiente para quem sofre com a perda total de dentes na região da maxila e já não possuem osso em quantidade e qualidade suficiente pra que seja instalado implante convencionais – claro, quando feita por profissionais capacitados.
Abaixo vamos destacar algumas características benéficas de optar pelo implante zigomático:
- Não requer enxerto ósseo!
- Os implantes zigomáticos são mais longos do que os tradicionais, sendo fixados no osso zigomático – que molda as maçãs do rosto, na altura da bochecha.
- Eles possibilitam que pessoas que já tiveram perdas ósseas há muito tempo, não precisem de enxerto para realizar o implante.
- Dessa forma, o procedimento, que deve ser realizado por profissionais especializados e em ambiente hospitalar, acontece de forma menos invasiva e com um menor tempo de recuperação. Em casos que o enxerto ósseo foi a eleição, o paciente é submetido a uma espera de 12 a 18 meses entre enxertos e implantes para que a cicatrização completa ocorra e, então, os reparos aconteçam.
Implante zigomático: procedimento menos invasivo
Funcionalidade, estética e recuperação praticamente na hora! Como já dissemos, a fixação dos implantes diretamente na estrutura zigomática, o paciente não precisa ser submetido a um enxerto – procedimento complexo que envolve risco de remissão e índices elevados de insucessos.
Assim, o implante zigomático se faz mais eficaz e menos invasivo em comparação a métodos tradicionais.
- Rápida recuperação
- Quando bem planejado, o processo que envolve o implante zigomático é muito mais curto. Isso significa menos idas ao consultório, menos tempo de repouso e melhor adaptação do organismo.
- Ainda que exija suporte de profissionais especializados, um ambiente ambulatorial e o processo envolva uma sequência que deve ser respeitada, o implante zigomático é realizado em pouco tempo e a recuperação começa imediatamente.
- Em média, em 48 horas o indivíduo já está com sua prótese fixa implanto suportada instalada e é autorizado a retomar sua rotina normalmente.
- Bons resultados e grande longevidade com implante zigomático
- Uma vez que a recuperação é rápida, o resultado estético é imediato. As fixações de titânio, material resistente, também aumentam a durabilidade de toda a estrutura.
- O procedimento, portanto, não requer idas e vindas ao consultório para corrigir e reparar eventuais problemas. Assim que fixado, o implante zigomático é assimilado pelo corpo.
- Se você tem déficit de massa óssea e passa por dificuldades com dentadura ou sua antiga prótese, não deixe de consultar nossas condições para a realização do implante zigomático.
“Agende uma avaliação e continue acompanhando nossas publicações com as últimas novidades em termos de técnicas inovadoras.”