Implante Zigomático: opção eficaz para recuperar a força da mastigação.

Go To Blog
Depositphotos_151094764_xl-2015-1-3
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

As vantagens do Implante Zigomático têm sido amplamente reconhecidas entre os especialistas por sua capacidade de evitar a necessidade de enxertos ósseos, encurtar a duração do tratamento e garantir bons resultados para os pacientes que sofrem com a perda de dentes e não possuem mais estrutura óssea suficiente na maxila para colocação de implantes convencionais.

Quer saber mais sobre esse tipo de tratamento e se ele pode ser uma boa solução para o seu caso? Então acompanhe a leitura deste artigo e conheça mais sobre o implante zigomático.

Implante zigomático: o que é? e como funciona?

Considerado uma alternativa aos implantes comuns, estes implantes são ideais para o tratamento de pessoas com baixa quantidade óssea, ou seja, aquelas que tem maxila atrófica ou perdeu o suporte ósseo maxilar devido a doenças que reabsorvem o osso, como doenças periodontais avançadas.

Quando o osso alveolar é reabsorvido, pode ser impossível colocar um implante de dimensões normais. No entanto, o implante zigomático é mais longo (mede entre 35 e 55 milímetros) e pode ser ancorado ao osso zigomático, o das maçãs do rosto.

Esta é a principal característica desta técnica, pois um implante convencional é mais curto (algo em torno de 16 mm), já que não precisa de um longo caminho para se fixar ao osso, a fim de realizar o processo de osseointegração.

O implante zigomático ajuda a reabilitar toda a arcada superior, principalmente em pacientes de idade avançada, que sofre com a ausência de dentes há algum tempo e apresentam reabsorção acentuada do osso maxilar.

O implante zigomático reduz o tempo de espera para a colocação de uma prótese fixa, ou seja, os implantes são colocados imediatamente após o ato cirúrgico e, sobre eles, uma prótese dentária provisória fixa de arcada completa é colocada. Depois que a gengiva e os tecidos cicatrizam, eles são substituídos por uma prótese fixa definitiva que garantirá seu novo sorriso por muitos anos.

Este novo método é seguro e eficaz para recuperar seu sorriso: sua duração pode ser para o resto da sua vida e o paciente não precisará removê-la para limpá-la – basta apenas escovar e executar sua higiene dental normalmente. Mas existem uma série de outras vantagens – saiba mais no próximo tópico.

Vantagens do implante zigomático

  • Menos invasivo: o implante zigomático é uma alternativa segura e muito eficaz às cirurgias de enxerto ósseo. Ele permite melhorar a funcionalidade e a estética dentária em pacientes com pouco osso de maneira menos invasiva;
  • Mais rápido: o tratamento com esta técnica é mais rápido, porque dispensa a necessidade de submeter o paciente a procedimentos cirúrgicos anteriores;
  • Estética e funcionalidade: graças ao implante zigomático, é possível garantir a estética do paciente que sofre com a perda de dentes, garantindo a qualidade do sorriso, levantamento de todo o suporte labial, devolvendo a força mastigatória , melhorando assim de imediato sua qualidade de vida;
  • Procedimento realizado em um único dia: os implantes são feitos em uma só sessão, para que o especialista possa colocar as próteses no próximo dia, na própria clínica odontológica. O paciente já sai com a estrutura fixada nos implantes 48 horas após o ato cirúrgico. Isso melhora de imediato sua estética oral e a funcionalidade de sua mastigação;
  • Implantes sem dor: a colocação dos implantes zigomáticos é feita com o suporte de anestesista de preferencia em ambiente hospitalar.

Indicação para o implante zigomático

Qualquer pessoa que, por várias razões, tenha perdido seus dentes, e apresente um quadro de baixa qualidade e quantidade óssea que impeça a colocação de implantes dentários convencionais, é um bom candidato para essa técnica.

A idade, as doenças periodontais e o uso contínuo de próteses removíveis (dentaduras) contribuem para que o osso desapareça gradualmente. Já o implante zigomático aborda o procedimento de um outro ponto. O osso zigomático é utilizado para realizar a ancoragem do implante dentário, pois ele fornece mais resistência e estabilidade, aumentando em muito a taxa de sucesso se comparado a reabilitações submetidas a enxertos ósseos.

Implante zigomático e sua relação com a autoestima do paciente

Com os constantes avanços científicos e a popularização de tecnologias preventivas, o setor finalmente adotou a visão de que uma boca saudável envolve não apenas a manutenção mínima dos dentes, mas uma abordagem integral – na qual aspectos psicológicos e estéticos também desempenham um papel relevante.

Um sorriso saudável também contribui significativamente para a autoestima e a confiança das pessoas. Sem isso, a pessoa tende a se retrair, o que pode impactar seus relacionamentos sociais, pessoais e profissionais. Futuramente, este isolamento pode agravar quadros de depressão e ansiedade, gerando consequências mais graves.

“Você pode evitar esse quadro, recuperando o seu sorriso o quanto antes – clique e agende sua avaliação na Maxila Center hoje mesmo.”