Implante Zigomático: opção eficaz para recuperar a força da mastigação.

Implante Zigomático: opção eficaz para recuperar a força da mastigação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

As vantagens do Implante Zigomático têm sido amplamente reconhecidas entre os especialistas por sua capacidade de evitar a necessidade de enxertos ósseos, encurtar a duração do tratamento e garantir bons resultados para os pacientes que sofrem com a perda de dentes e não possuem mais estrutura óssea suficiente na maxila para colocação de implantes convencionais.

Quer saber mais sobre esse tipo de tratamento e se ele pode ser uma boa solução para o seu caso? Então acompanhe a leitura deste artigo e conheça mais sobre o implante zigomático.

Implante zigomático: o que é? e como funciona?

Considerado uma alternativa aos implantes comuns, estes implantes são ideais para o tratamento de pessoas com baixa quantidade óssea, ou seja, aquelas que tem maxila atrófica ou perdeu o suporte ósseo maxilar devido a doenças que reabsorvem o osso, como doenças periodontais avançadas.

Quando o osso alveolar é reabsorvido, pode ser impossível colocar um implante de dimensões normais. No entanto, o implante zigomático é mais longo (mede entre 35 e 55 milímetros) e pode ser ancorado ao osso zigomático, o das maçãs do rosto.

Esta é a principal característica desta técnica, pois um implante convencional é mais curto (algo em torno de 16 mm), já que não precisa de um longo caminho para se fixar ao osso, a fim de realizar o processo de osseointegração.

O implante zigomático ajuda a reabilitar toda a arcada superior, principalmente em pacientes de idade avançada, que sofre com a ausência de dentes há algum tempo e apresentam reabsorção acentuada do osso maxilar.

O implante zigomático reduz o tempo de espera para a colocação de uma prótese fixa, ou seja, os implantes são colocados imediatamente após o ato cirúrgico e, sobre eles, uma prótese dentária provisória fixa de arcada completa é colocada. Depois que a gengiva e os tecidos cicatrizam, eles são substituídos por uma prótese fixa definitiva que garantirá seu novo sorriso por muitos anos.

Este novo método é seguro e eficaz para recuperar seu sorriso: sua duração pode ser para o resto da sua vida e o paciente não precisará removê-la para limpá-la – basta apenas escovar e executar sua higiene dental normalmente. Mas existem uma série de outras vantagens – saiba mais no próximo tópico.

Vantagens do implante zigomático

  • Menos invasivo: o implante zigomático é uma alternativa segura e muito eficaz às cirurgias de enxerto ósseo. Ele permite melhorar a funcionalidade e a estética dentária em pacientes com pouco osso de maneira menos invasiva;
  • Mais rápido: o tratamento com esta técnica é mais rápido, porque dispensa a necessidade de submeter o paciente a procedimentos cirúrgicos anteriores;
  • Estética e funcionalidade: graças ao implante zigomático, é possível garantir a estética do paciente que sofre com a perda de dentes, garantindo a qualidade do sorriso, levantamento de todo o suporte labial, devolvendo a força mastigatória , melhorando assim de imediato sua qualidade de vida;
  • Procedimento realizado em um único dia: os implantes são feitos em uma só sessão, para que o especialista possa colocar as próteses no próximo dia, na própria clínica odontológica. O paciente já sai com a estrutura fixada nos implantes 48 horas após o ato cirúrgico. Isso melhora de imediato sua estética oral e a funcionalidade de sua mastigação;
  • Implantes sem dor: a colocação dos implantes zigomáticos é feita com o suporte de anestesista de preferencia em ambiente hospitalar.

Indicação para o implante zigomático

Qualquer pessoa que, por várias razões, tenha perdido seus dentes, e apresente um quadro de baixa qualidade e quantidade óssea que impeça a colocação de implantes dentários convencionais, é um bom candidato para essa técnica.

A idade, as doenças periodontais e o uso contínuo de próteses removíveis (dentaduras) contribuem para que o osso desapareça gradualmente. Já o implante zigomático aborda o procedimento de um outro ponto. O osso zigomático é utilizado para realizar a ancoragem do implante dentário, pois ele fornece mais resistência e estabilidade, aumentando em muito a taxa de sucesso se comparado a reabilitações submetidas a enxertos ósseos.

Implante zigomático e sua relação com a autoestima do paciente

Com os constantes avanços científicos e a popularização de tecnologias preventivas, o setor finalmente adotou a visão de que uma boca saudável envolve não apenas a manutenção mínima dos dentes, mas uma abordagem integral – na qual aspectos psicológicos e estéticos também desempenham um papel relevante.

Um sorriso saudável também contribui significativamente para a autoestima e a confiança das pessoas. Sem isso, a pessoa tende a se retrair, o que pode impactar seus relacionamentos sociais, pessoais e profissionais. Futuramente, este isolamento pode agravar quadros de depressão e ansiedade, gerando consequências mais graves.

“Você pode evitar esse quadro, recuperando o seu sorriso o quanto antes – clique e agende sua avaliação na Maxila Center hoje mesmo.”