Implante Zigomático sem mistérios – Procedimento rápido e seguro

Implante Zigomático sem mistérios – Procedimento rápido e seguro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

 O protocolo com Implantes Zigomáticos é uma moderna técnica de implante dentário onde o mesmo é instalado na região da maçã do rosto (osso zigomático). Ele é indicado para pessoas que sofrem com perda da estrutura óssea e ajudam a restabelecer a mastigação, a dicção, além de proporcionar um sorriso bonito e a consequente melhora da autoestima.

Os enxertos ósseos costumam ser procedimentos invasivos e de complexa execução. E ainda existe uma série de fatores, como a possibilidade de infecções e insucessos que podem complicar a operação e atrasar todo processo de reabilitação.

Em contrapartida, o implante zigomático é uma opção que oferece a possibilidade de restabelecer a dentição de pacientes com perda óssea grave com apenas um procedimento cirúrgico e que não podem ser submetidos a enxertos ósseos, seja por motivos de idade ou doenças como o caso da diabetes. 

É a melhor solução nos casos em que a estabilidade da prótese removível (dentadura) já está comprometida pela perda óssea e pela diminuição da massa muscular que acontece ao longo do tempo. Também oferece recuperação muito mais acelerada por não envolver enxertos ósseos.

A seguir vamos falar, com mais detalhes, sobre o passo a passo do implante zigomático e seus benefícios. Siga na leitura!

Tire suas dúvidas sobre o Implante Zigomático

O que é o Implante Zigomático?

A colocação de Implantes Zigomáticos é um tipo de cirurgia que visa corrigir problemas de arcada total maxilar sem a necessidade de enxerto ósseo.

O processo envolve a fixação do implante posicionado estrategicamente no osso zigomático – daí o nome. O suporte das estruturas fica acoplado ao osso da maçã do rosto, sem causar impacto nenhum na região da gengiva e maxila.

Como é o procedimento?

Menos invasivo e mais rápido do que uma técnica de implante convencional, já que não requer o uso de enxerto ósseo, o implante zigomático envolve a fixação de pinos de titânio (de 1 a 4) diretamente no osso zigomático.

Os implantes são mais longos do que os convencionais, com perfurações que podem variar entre 3 a 5 centímetros, dependendo do caso, para fixar os mesmos nas maçãs do rosto – via parte interior da boca.

Dois dias após a fixação dos pinos é colocada a prótese provisória fixa, pelos próximos 6 meses. Ou seja, com o implante zigomático o paciente tem seu sorriso de volta em 48 horas – tempo extremamente inferior ao período de mais de um ano, exigido pelo enxerto ósseo.

A cirurgia deve preferencialmente ser realizada em ambiente hospitalar e pode ser realizada também com anestesia local ou sedação endovenosa. A alta hospitalar, na maior parte dos casos, acontece no mesmo dia do procedimento. E num prazo de até 72 horas o paciente pode retomar suas atividades rotineiras.

Para quem o Implante Zigomático é indicado?

Como já falamos acima, o implante zigomático é indicado para pacientes que sofrem com a perda óssea. 

Antes de qualquer tentativa, porém, é preciso sempre consultar profissionais especializados, já que inúmeros fatores podem influir na tomada de decisão a respeito do procedimento, sobretudo quando se trata de pacientes idosos.

Em termos de durabilidade, o implante zigomático tem sucesso em mais de 90% dos casos e apresenta longevidade de mais de dez anos. Claro que o tempo de conservação depende, entre outras questões, da higiene e dos cuidados diários.

Quais as principais vantagens do Implante Zigomático?

  • Técnica permite tratar pacientes com diabetes, osteoporose e outros problemas de saúde que impossibilitariam o enxerto ósseo;
  • Eficácia e rapidez na instalação da prótese definitiva, que em casos convencionais pode durar até mais de um ano;
  • Prazo de recuperação rápido graças ao processo menos invasivo;
  • Manutenção da estética, essencial para a qualidade de vida;
  • Contribui para melhor mastigação e dicção de pacientes que sofrem com a perda óssea.

“Ficou curioso para saber mais detalhes a respeito do implante zigomático? Ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Agende uma avaliação e saiba como obter a dentição de seus sonhos!”