Teleconsulta Odontológica
Solução para Consultas Online
Solicite uma Teleconsulta
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

TELECONSULTA

Maxila Center | Teleodontologia no Brasil

INTRODUÇÃO

“A Teleconsulta é a consulta odontológica remota, mediada por tecnologias, com o dentista e o paciente localizados em diferentes espaços geográficos.”

COMO SURGIU A TELECONSULTA ODONTOLÓGICA?

A Teleconsulta é uma solução liberada pelo CFO Conselho Federal de Odontologia com atendimentos previstos na Resoluçao-CFO-226/2020 para orientações de saúde à distância, através de videoconferência.

O atendimento à distância é indicado para consultas, acompanhamento odontológico e trocas de informações de resultados de exames entre paciente e o dentista.

Caso haja a possibilidade de gravação da consulta é necessário o consentimento do paciente. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA TELEODONTOLOGIA?

A Teleodontologia pode reduzir a circulação de pessoas nas ruas. 

Outros benefícios são a segurança e a economia proporcionadas pelo atendimento à distância.

– Essa regulamentação é válida somente para o período de pandemia?

Não. A teleodontologia vai funcionar com objetivos claros de sempre prestar a melhor assistência ao paciente, independente do momento.

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM A TELEODONTOLOGIA?

Na Odontologia existem alguns termos e definições relacionados à Teleodontologia. São eles:

  • TeleConsulta: consulta odontológica remota realizada através de ferramentas tecnológicas. Ela permite que dentista e paciente estejam em diferentes espaços geográficos e se comuniquem por meios como videoconferência, ligação ou mensagem.  

  • TeleDiagnóstico: consiste na emissão de laudos ou pareceres de exames enviados pela internet. Estes laudos devem ser baseados em imagens, gráficos ou dados do paciente em questão. 
  • TeleinterConsulta: troca de informações e opiniões entre dentistas com o objetivo de obter auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico.  
  • TeleSolicitação: Solicitação de exames de imagens (Radiográficos e Tomográficos) assim como solicitação de exames clínicos laboratoriais.
  • TeleOrientação: Orientação sobre prevenção da saúde bucal, orientações sobre utilização de produtos odontológicos (clareadores). Segundas opiniões sobre procedimentos odontológicos embasados em exames de diagnóstico e relatos do paciente.
  • TeleMonitoramento: avaliação das condições de saúde de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Acompanhamento da evolução de patologias não emergenciais, reprogramação de posologia e duração de medicamentos. O telemonitoramento evita idas “desnecessárias” a unidades de consultórios ou clínicas.

PRECISAREI DOS EXAMES DE IMAGEM RADIOLÓGICOS?

Sim, para nossa especialidade com certeza. É através deles, da Radiografia Panorâmica e Tomografia Odontológica que saberemos de suas condições bucais, entre elas, remanescente de raizes dentárias, infecções dentárias e seios maxilares, condições dos implantes se existirem, quantidade e qualidade óssea, quantidade e tipos de implantes a serem planejados (normais ou zigomáticos), tamanho dos implantes a serem colocados e posicionamento dos futuros implantes.

COMO FAZER COM ESSES EXAMES NOS CENTROS RADIOLÓGICOS?

Através da Teleconsulta, conforme seus relatos, você nos fornecerá seus dados básicos e enviaremos a você a solicitação dos exames necessários. Os Centros de Radiologia, no mesmo dia, enviarão os arquivos digitais por e-mail, onde, em nosso consultório esses arquivos serão abertos e avaliados para o correto diagnóstico e planejamento de seu caso.

QUE TIPOS DE APARELHOS PRECISO PARA ESSA TELECONSULTA?

Você precisará de um aparelho que contenha câmera frontal, tela colorida de boa resolução e um sistema de audio de boa qualidade. Entre os aparelhos podem ser Notebooks, Tablets ou Celulares Smartphones.

É importante que no dia e horário de sua Teleconsulta você fique em um ambiente de boa iluminação e silencioso, para que possa tirar o melhor proveito de seu teleatendimento através de videoconferência.

PORQUE RECOMENDAMOS A TELECONSULTA PARA PACIENTES DE RISCO?

✔︎  PODE SER FEITO DE CASA OU DO ESCRITÓRIO EM QUALQUER LUGAR E DISPOSITIVO
Com essa funcionalidade, você pode realizar atendimentos de qualquer região, auxiliando os pacientes que não podem se deslocar e minimizando riscos desnecessários de contágio. Para um diagnóstico por imagem ou aproximação de valores, não é necessário ser presencial.

✔︎  PERÍODOS DE TEMPO REDUZIDOS
É rápido por evitar deslocamentos e perda de tempo no trânsito.

✔︎  CUSTOS MAIS BAIXOS
Os custos envolvidos tanto na recepção quanto no deslocamento do paciente permite uma redução final dos custos indiretos do procedimento.

ELABORAMOS UM PASSO A PASSO SIMPLES DE COMO USAR A TELECONSULTA:

Para utilizar a Teleconsulta, marque um agendamento solicitando como “Teleconsulta “, clicando no botão que estará disponível aos pacientes.

Na visualização da agenda, os atendimentos à distância estarão sinalizados com um ícone de câmera.

Ao agendar o atendimento, o Maxila Center enviará automaticamente um link de acesso para a Teleconsulta.

O profissional de saúde, o link também será enviado 30 minutos antes da consulta pelo e-mail cadastrado no sistema.

Os pacientes receberão o link 1 hora antes da consulta por e-mail, e 30 minutos antes por SMS. Por isso, lembre-se de cadastrar corretamente o e-mail e número dos seus celulares.

O envio também pode ser feito manualmente por WhatsApp.

Ao clicar no link da consulta, vocês serão redirecionados para uma sala de espera virtual.

O botão “Entrar” só aparecerá se você e seu paciente estiverem na sala de espera. Ele conseguirá acessar a sala após adicionar o código de acesso, e caso ele não tenha cadastro no Maxila Center, precisará preencher seus dados.

 

Quando ambos estiverem prontos, é só entrar na sala de atendimento.

Na sala de atendimento, o dentista e seus pacientes conseguirão interagir pela videoconferência e o chat.

No término da consulta, todas as informações da Teleconsulta são anotadas automaticamente para o prontuário eletrônico, e também poderá ser enviada as anotações para os pacientes por e-mail.

 

Vantagens da Teleconsulta Maxila Center

 

Será utilizado o prontuário eletrônico normalmente durante a Teleconsulta. Assim, ambos terão uma ótima experiência, mesmo à distância.

Cada paciente tem uma necessidade específica. Agende sua Teleconsulta com um profissional especializado e tenha a indicação correta de seu tratamento.

AINDA NÃO CONHECE A TELECONSULTA MAXILA CENTER? É SÓ PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO: